sábado, 19 de março de 2011


Dilma recebe Obama no Planalto (Dilma recebe Obama no Planalto (Reprodução/TV Globo))

19/03/2011 00h05 - Atualizado em 19/03/2011 07h44

Obama inicia na manhã deste sábado primeira visita oficial ao Brasil

Presidente dos EUA cumpre agenda em Brasília e vai ao Rio no fim do dia.
Segurança envolve 3 mil homens; Michelle e filhas acompanham presidente.

Do G1, em Brasília
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia neste sábado (19) visita oficial de dois dias ao Brasil, a primeira ao país durante o seu mandato, iniciado em 2009. Obama é o sexto presidente norte-americano a vir ao país nos últimos 30 anos e o primeiro desde a redemocratização, em 1989, a visitar o Brasil antes de um presidente brasileiro ir aos Estados Unidos.


No Brasil, Obama vai ter uma agenda cheia. O presidente norte-americano chega à base aérea de Brasília às 7h25. Às 10h, ele passa a tropa em revista na Esplanada dos Ministérios e, cinco minutos depois, sobe a rampa do Palácio do Planalto para encontrar a presidente Dilma Rousseff.


Mais tarde, Obama assina acordos de cooperação no Itamaraty, onde almoça, e participa de um fórum empresarial, onde deve falar por 50 minutos. Antes de seguir para o Rio de Janeiro, no final do dia, o presidente dos Estados Unidos se encontra novamente com a presidente Dilma Rousseff, desta vez no Palácio da Alvorada.
O presidente dos EUA, Barack Obama, fala nesta sexta-feira (18) na Casa Branca (Foto: AP)O presidente dos EUA, Barack Obama, fala durante evento nesta sexta-feira (18) na Casa Branca (Foto: AP)
Durante sua passagem por Brasília, a primeira-dama Michele Obama, e as duas filhas do casal, Malia, 10 anos, e Sasha, 7, serão acompanhadas pela diplomata Tânia Cooper Patriota, mulher do ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota.
Nesta sexta-feira, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou que Obama vai anunciar novas oportunidades econômicas durante a visita ao Brasil. Ela disse que uma parceria mais forte e profunda com os países latinos pode ajudar a estimular a recuperação da economia americana através do aumento de exportação a da criação de empregos.


O esquema de segurança montado para a recepção do presidente dos Estados Unidos em Brasília envolve 3 mil homens, entre policiais, integrantes das Forças Armadas eequipamentos militares, como caças, aviões-radares e artilharia antiaérea.

Na noite de sexta, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) fazia umavarredura antibomba no Palácio do Planalto com o auxílio de cães farejadores.
Roteiro de Obama em Brasília (Foto: Editoria de Arte / G1)
O esquema de segurança reforçado, no entanto, não impediu que manifestantes fizessem umprotesto em frente ao consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro no final da tarde desta sexta-feira. A polícia reprimiu a manifestação. Duas pessoas foram detidas.

No Rio, estava previsto um discurso de Obama na Cinelândia, mas o evento foi cancelado pela embaixada dos Estados Unidos, que não explicou as razões para a mudança de agenda. Obama vai falar para um público restrito, no Theatro Municipal do Rio.

Na cidade, Michelle Obama pode fazer uma visita ao barracão da Unidos da Tijuca, na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio. Ela levaria as duas filhas para conhecer os bastidores do carnaval. A agremiação confirmou a intenção, mas ressaltou que ainda não há nada oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário